Primeiramente, é importante dizer que há vários tipos de estrabismo. Trata-se de uma condição visual em que há desalinhamento do eixo ocular. Em outras palavras, o estrabismo é o desvio de um dos olhos.
Quando os olhos estão alinhados, sem sinal de estrabismo, é chamado de ortotropia. A origem desse termo é do grego “ortho”, que significa linha reta, e “tropia”, que significa direção.
Ou seja, a ortotropia é quando ambos os olhos apontam para a mesma direção.
Quando há um desvio da direção de um dos olhos, é chamado de heterotopia. Da mesma maneira, a origem do termo é grega, sendo que “héretos” significa diferente/outro.
Portanto, a heterotropia é quando a direção dos olhos é diferente uma da outra.
Quais são os tipos de estrabismo?
Há diversos tipos de estrabismo, com diferentes causas. Mas, o estrabismo pode ser classificado de acordo com a direção do desvio ocular.
1-Estrabismo convergente
Chamado de esotropia, esse estrabismo é aquele em que o olho se desvia para dentro, em direção ao nariz. Esse estrabismo é chamado, popularmente, de vesguice.
O estrabismo convergente pode ser classificado ainda como estrabismo acomodativo. Esse tipo de estrabismo é aquele causado pela hipermetropia.
A hipermetropia leva a criança a realizar muito esforço para conseguir enxergar um objeto de perto. Com isso, o olho perde o alinhamento e se desvia para dentro, em direção ao nariz. Esse tipo de estrabismo é corrigido por meio do uso de óculos.
Portanto, o estrabismo do tipo acomodativo não tem indicação de cirurgia para corrigir o desvio. Entretanto, o estrabismo convergente não acomodativo sempre terá indicação para a cirurgia de correção do desvio.
2-Estrabismo divergente
Chamado de exotropia, é o estrabismo em que o olho se desvia em direção às orelhas, para fora. Costuma ser intermitente, ou seja, há períodos de piora ou melhora do desvio.
O estrabismo divergente, portanto, pode ser chamado também de estrabismo divergente intermitente, quando o desvio não é constante.
3-Estrabismo vertical para cima
Chamado de hipertropia, é o estrabismo em que o olho se devia para cima.
4-Estrabismo vertical para baixo
Chamado de hipotropia, ocorre quando o olho se desvia para baixo.
Qual o tipo de estrabismo mais comum?
Os tipos mais comuns de estrabismo são o convergente e o divergente.
Quando é indicada a cirurgia para correção do estrabismo?
A princípio, a cirurgia para correção do estrabismo é o tratamento padrão para a maioria dos tipos de estrabismo.
Todavia, o estrabismo acomodativo é o único tipo que não tem indicação cirúrgica, já que o olho se alinha por meio do uso de lentes para correção da hipermetropia.
Onde se trata o estrabismo?
O estrabismo deve ser diagnosticado e tratado por um médico Oftalmopediatra/Oftalmologista Infantil, em uma clínica ou consultório oftalmológico. A cirurgia, contudo, é realizada em um centro cirúrgico.
A Dra. Marcela Barreira é Oftalmopediatra, especialista em Estrabismo. A médica atende em São Paulo, na região dos Jardins. Em alguns dias, Dra. Marcela abre sua agenda no Rio de Janeiro.
Para mais informações, entre em contato pelo whatsApp (11) 96902-8513
Adicionar Comentário