Hoje vamos falar sobre o tampão para olho preguiçoso. Quando o assunto é tampão, ou terapia de oclusão ocular, surgem muitas dúvidas e mitos.
Por isso, vamos falar um pouco para que serve e como funciona o tampão para o olho preguiçoso, condição também chamada de ambliopia.
Primeiramente, é bom explicar o que é ambliopia. Trata-se de uma condição que prejudica o desenvolvimento da visão de um dos olhos. Quando não tratada, pode levar à redução da acuidade visual, bem como à perda da visão binocular.
A ambliopia se desenvolve na infância. Além disso, em cerca de metade dos casos é resultado do estrabismo não tratado. A outra causa mais comum é uma diferença muito grande de grau de um olho para o outro, ou diferentes tipos de erros refrativos nos olhos.
Importância do desenvolvimento visual
O desenvolvimento da visão ocorre fora do útero. Portanto, ao longo da infância o sistema visual de desenvolve e se completa por volta dos 7 anos.
Dessa forma, consultar um oftalmopediatra no primeiro ano de vida é fundamental para detectar o estrabismo e os erros refrativos para prevenir o olho preguiçoso.
Como funciona o tampão para olho preguiçoso
Quando o oftalmopediatra faz o diagnóstico da ambliopia, o tratamento padrão é a oclusão ocular, com o uso do tampão.
O médico irá prescrever o uso do tampão no olho saudável, para que o olho afetado pelo problema possa ter a mesma chance de desenvolvimento. Isso porque o cérebro passa a ignorar a imagem captada pelo olho com o problema. Daí o termo “olho preguiçoso”.
O tempo de uso do tampão é individualizado. Outro ponto é que nas crianças com erro refrativo, será preciso usar óculos também.
Tampão não trata estrabismo
Esse, sem dúvida, é o principal mito em torno da terapia de oclusão ocular. O tampão não melhora, nem trata o estrabismo! O tampão trata o olho preguiçoso.
O objetivo é estimular o desenvolvimento da visão no olho afetado pelo desvio ocular e/ou pela diferença de um erro refrativo de um olho para o outro.
O estrabismo só pode ser corrigido por meio de uma cirurgia. O único tipo de desvio ocular que não é cirúrgico, é o estrabismo acomodativo, causado pela hipermetropia. O uso de óculos corrige essa condição.
Quando a oclusão ocular deve ser feita?
O quanto antes, preferencialmente na chamada “janela de oportunidade”, que vai dos 2 aos 7 anos.
Todavia, quanto mais cedo for feito, melhor será o resultado. Ou seja, precisa ser iniciado antes dos 7 anos de idade.
Como é feito?
O adesivo é colocado no olho saudável. Quando a criança usa óculos, o tampão pode ser colocado diretamente no rosto, ou nos óculos. Porém, precisa ser um adesivo específico para óculos.
Qual a duração do tratamento do tampão para o olho preguiçoso?
O tempo do tratamento é individual e vai depender de vários fatores. Pode durar meses ou semanas.
Como fazer a criança usar o tampão?
O uso do tampão para o olho preguiçoso, realmente, é um desafio para os pais. As crianças menores costumam ter menos resistência, mas não é regra.
Os maiores podem ter mais dificuldade por diversos fatores, como vergonha, impeditivo para brincar, incômodo etc.
A criança precisará de muita ajuda e incentivo, pois ela não está acostumada a lidar com a visão do olho afetado.
No entanto, à medida que a visão melhora, o adesivo torna-se menos problemático. Superar a dificuldade inicial é de grande importância para que o tratamento seja eficaz.
Dicas para estimular o olho durante o uso do tampão
Durante o uso do tampão, é importante incentivar a criança a fazer o “olho preguiçoso” trabalhar.
Algumas atividades que podem ajudar
- Colorir
- Montar quebra-cabeças
- Ler
- Jogos de tabuleiro
- Treinar a visão de longe (olhar para o horizonte e realizar atividades ao ar livre)
Vale ressaltar que crianças em tratamento de oclusão ocular devem ser acompanhadas de perto pelo oftalmopediatra, com consultas mais frequentes. Isso vai ajudar a avaliar o progresso e decidir se é preciso mudar o plano de tratamento.
Adicionar Comentário