Sinais da Miopia em Crianças: Quais são? Como reconhecer? Qual médico procurar?

Sinais da Miopia em Crianças: Quais são? Como reconhecer?  Qual médico procurar?

Nem sempre os sinais de miopia em crianças podem ser claros. Em muitos casos, o diagnóstico da miopia só acontece quando a criança começa a ser alfabetizada.

Contudo, é possível que alguns sinais da miopia em crianças apareçam de forma precoce.

Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre a miopia e suas manifestações.

Antes de mais nada, é importante entender o que é a miopia, seus fatores de riscos e como é o tratamento.

 O que é miopia?

Primeiramente, é importante dizer que a miopia é um dos erros refrativos mais comuns em todo o mundo. Quem é míope tem dificuldade de enxergar de longe. O processo visual depende de vários fatores. Um deles é o fenômeno da refração.

A luz entra no olho e atinge a retina. A partir disso, a luz é enviada para o nervo óptico que a transmite para o cérebro. Contudo, os chamados erros refrativos desviam a entrada da luz, fazendo-a incidir de diferentes maneiras na retina.

No caso da miopia, especificamente, ela ocorre porque o olho do míope é mais alongado. Assim, em vez da luz que entra no olho atingir diretamente a parte de trás da retina, ela se concentra na parte da frente. O resultado é uma imagem distorcida e embaçada quando a pessoa precisa usar a visão de longe.

Quais os sinais da miopia em crianças?

 Dificilmente uma criança vai perceber que não está enxergando bem. Isso porque os pequenos não têm um parâmetro para comparar se a visão está boa ou ruim.

Dessa maneira, bebês e crianças que ainda não vão para a escola podem não receber o diagnóstico precoce da miopia.

Mas, a boa notícia é que existem sim alguns sinais da miopia que podem alertar os pais sobre a possibilidade de a criança ser míope.

 Sinas em bebês e crianças menores

  • Coçar muito os olhos, sem outra causa (alergia, conjuntivite etc.)

  • Sensibilidade a luz

  • Ficar perto da TV quando assiste a algum desenho ou trazer o tablet ou celular para muito perto do rosto

  • Tropeços e quedas frequentes

Sinais da miopia em criança maiores

Nas crianças maiores, pode ser um pouco mais fácil os pais perceberem os sinais da miopia. O diagnóstico da miopia em crianças costuma acontecer, quase sempre, na idade pré-escolar, ou seja, por volta dos 5 aos 6 anos.

Naturalmente, na escola a criança vai precisar usar muito a visão de longe para os esportes e as atividades em classe, por exemplo.

Frequentemente, os sinais da miopia em crianças maiores são:

  • Dor de cabeça recorrente, principalmente no final do dia ou logo após atividades escolares

  • Aumento da frequência das piscadas

  • Aperto das pálpebras para conseguir enxergar

  • Ver TV ou usar outros dispositivos eletrônicos com o rosto aproximado desses objetos

  • Dificuldades de aprendizagem

  • Tropeços e quedas frequentes

  • Dificuldades em esportes

  • Coceira ocular

Como é possível diagnosticar a miopia em bebês e crianças que ainda não sabem ler ou falar?

Muitos pais desconhecem que o exame visual pode ser feito em bebês e crianças que ainda não sabem nem falar e nem ler. Isso graças a equipamentos especialmente feitos para o exame oftalmológico nessa faixa etária.

É de extrema importância que os pais levem o bebê ainda em seu primeiro ano de vida a um oftalmopediatra para uma consulta de rotina. Quanto antes a miopia for diagnosticada, melhor será o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Afinal, a visão é responsável por 85% das informações que são enviadas para o cérebro.

Quais são as causas da miopia

A miopia é um erro refrativo que ocorre devido a interação de diversos fatores genéticos e ambientais.

Nos últimos anos, os casos de miopia estão aumentando de maneira exponencial em todo o mundo. As pesquisas apontam que as mudanças nos hábitos de vida, como maior exposição às telas e menos tempo ao ar livre são alguns fatores diretamente relacionados a chamada “epidemia da miopia”.

A miopia é perigosa?

Na maioria dos casos, a miopia é uma condição inofensiva e pode ser corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato. Após os 18 anos, é possível ainda realizar uma cirurgia refrativa para correção do grau para não precisar mais usar as lentes corretivas.

Contudo, quando a miopia é considerada alta, pode trazer alguns riscos para a visão. Esses casos precisam ser acompanhados de perto por um oftalmopediatra/oftalmologista.

A progressão da miopia, ou seja, o aumento do grau, tem sido associada a problemas de visão que podem surgir ao longo da vida, como descolamento de retina, degeneração macular, glaucoma e catarata.

Prevenção

  • A primeira e mais importante forma de prevenir a miopia é levar o bebê em seu primeiro ano de vida a um oftalmopediatra.

  • Quando a criança não apresenta nenhum problema na visão, a consulta deve ser repetida na idade pré-escolar.

  • Além do acompanhamento com o oftalmopediatra, é recomendado que as crianças menores de 2 anos não sejam expostas a nenhum dispositivo

  • A partir dos 2 anos, o uso de telas deve seguir as diretrizes de órgãos como Sociedade Brasileira de Pediatria

  • Outro fator que pode prevenir a miopia ou sua progressão é promover atividades ao ar livre. Isso porque, estudos comprovaram que a luz solar é fundamental para quem é míope e para evitar que a criança desenvolva essa condição

Dra. Marcela Barreira é oftalmopediatra, especialista em estrabismo.

A médica atende em sua clínica nos Jardins, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3266-2768.

 

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir WhatsApp
1
Olá, faça seu agendamento de consulta por aqui!