Os sinais da miopia na infância nem sempre são tão evidentes, principalmente em bebês e em crianças menores. Mas, existem alguns indícios que podem levar à suspeita da presença da dificuldade em enxergar de longe.
Segundo Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra especialista em estrabismo, nos bebês e nas crianças menores, os pais podem desconfiar quando a criança coça muitos olhos, sem outras causas que poderiam estar relacionadas à coceira, como alergias ou conjuntivite.
“Um outro sinal que pode indicar a miopia é quando a criança aproxima demais o tablet ou celular do rosto, bem como quando se aproxima da televisão para conseguir enxergar. Também nos chama atenção crianças que costumam tropeçar e cair de forma frequente. Por fim, a miopia pode ainda causar fotofobia, ou seja, a criança fica mais sensível à luz”, explica a especialista.
Apesar destes sinais da miopia na infância, o diagnóstico em bebês e em crianças menores é mais difícil. Em primeiro lugar, porque bebês não falam e mesmo as crianças que já falam não possuem um parâmetro para diferenciar uma visão boa de uma visão ruim. Outro ponto é que nem sempre os pais procuram um oftalmopediatra nos primeiros anos de vida”, aponta Dra. Marcela.
Sinais da miopia na infância – Fase pré-escolar e escolar
Em geral, a miopia costuma ser diagnosticada quando a criança vai para a escola. Isto porque é no ambiente escolar que a criança vai precisar usar mais a visão de longe, seja para brincar, praticar esportes, ler no quadro etc.
Na maior parte dos casos de miopia, o diagnóstico ocorre a partir de dificuldades na escola, seja no aprendizado ou na hora de praticar esportes e outras atividades que demandam a visão de longe.
Entre os principais indícios da miopia nas crianças maiores estão:
-
Dor de cabeça recorrente, principalmente no final do dia ou logo após atividades escolares
-
Aumento da frequência das piscadas
-
Aperto das pálpebras para conseguir enxergar
-
Ver TV ou usar outros dispositivos eletrônicos com o rosto aproximado desses objetos
-
Dificuldades de aprendizagem
-
Tropeços e quedas frequentes
-
Dificuldades em esportes
-
Coceira ocular
Diagnóstico da miopia pode ser feito desde o nascimento
A miopia pode estar presente desde os primeiros meses de vida ou surgir mais tarde. O mais importante é esclarecer que o diagnóstico da miopia pode ser feito mesmo em crianças que ainda não falam e naquelas que não sabem ler. O oftalmologista infantil, ou oftalmopediatra, possui equipamentos específicos para o diagnóstico de erros refrativos em bebês e em crianças.
“A consulta não só é importante para avaliar a acuidade visual, como também para detectar de forma precoce outros problemas visuais. Independente dos sinais da miopia na infância, é fundamental conscientizar os pais a respeito da importância de cuidar da saúde ocular desde o nascimento”, finaliza Dra. Marcela.
Alerta sobre a miopia na infância
A miopia é um erro refrativo que ocorre devido a interação de diversos fatores genéticos e ambientais. Infelizmente, há um número crescente de crianças que desenvolvem a miopia em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Entre alguns fatores que explicam esta alta na prevalência da miopia estão o estilo de vida moderno, com uso excessivo da visão de perto, seja em telas ou durante a rotina escolar. Além disto, houve uma redução drástica do tempo gasto em atividades ao ar livre, algo que também contribui para a progressão da miopia ou para seu surgimento.
A miopia, especialmente em graus mais elevados, aumenta o risco de doenças como glaucoma e descolamento de retina, por exemplo. Por isto, a partir do diagnóstico na infância, é preciso realizar um acompanhamento periódico com o oftalmopediatra. Para além disto, é importante reduzir o tempo gasto nas telas e aumentar as atividades ao ar livre.
Dra. Marcela Barreira é neuroftalmologista, é oftalmopediatra e especialista em estrabismo.
O consultório fica em São Paulo, na região dos Jardins.
Para mais informações, ligue para (11) 3266-2768
Adicionar Comentário