A progressão da miopia é perigosa?

A progressão da miopia é perigosa?

A progressão da miopia é perigosa, principalmente nos casos de miopia moderada a grave.

O que é progressão da miopia?

A progressão da miopia é o termo usado para se referir ao aumento do grau desse erro refrativo, o mais comum em todo o mundo.

A miopia afeta cerca de 25% da população em geral. Nas crianças e jovens até 18 anos, a prevalência da miopia é maior e tem aumentado nos últimos anos. Estima-se que em 2050 metade da população global desenvolverá a miopia.

O aumento de grau da miopia é normal?

O grau da miopia pode aumentar ao longo da vida sem que isso represente algo potencialmente perigoso para a visão. Contudo, a progressão da miopia pode ameaçar a visão quando a pessoa apresenta graus mais elevados.

Classificação da Miopia

A miopia é um erro refrativo que afeta a visão de longe. As pessoas míopes têm dificuldade para ver objetos distantes, distinguir os rostos de pessoas, enxergar placas de trânsito etc. Em geral, a miopia se manifesta na infância, principalmente durante a fase escolar.

A miopia é classificada de acordo com o grau:

  • Miopia leve – 0,25 a -3 graus

  • Miopia moderada- 3,25 graus a 6 graus

  • Miopia alta – maior que -6 graus

A miopia alta corresponde a cerca de 10 a 20% dos casos de miopia em geral, um número relativamente alto de pacientes que precisam ser acompanhados de perto para prevenir problemas futuros na visão.

Progressão da Miopia

A miopia progressiva costuma afetar crianças e adolescentes que apresentam aumento importante de grau num período menor que um ano.

Vale ressaltar que o aumento do grau é algo corriqueiro. Porém, ele se torna preocupante quando ocorre nos casos moderados e altos de miopia.

Fatores de Risco

A miopia tem um componente genético importante. Isso quer dizer que filhos de pais míopes têm uma chance maior de desenvolver esse erro refrativo. Mas nem todas as pessoas com histórico familiar serão míopes, pois a instalação da miopia depende muito dos fatores ambientais.

Os casos de miopia têm aumentado exponencialmente nos últimos anos. Estudos apontam que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos desde muito cedo, a redução das atividades ao ar livre e mais tempo dedicado aos estudos e leituras são fatores de riscos envolvidos na alta prevalência da miopia atualmente.

O que pode causar a progressão da miopia?

Uma vez instalada, a miopia precisa ser acompanhada, especialmente quando é classificada como moderada e alta.

A razão é que a progressão da miopia pode causar danos na parte posterior do globo ocular, como retina e nervo óptico. Essas duas estruturas são essenciais para visão e qualquer dano nessas áreas pode causar perdas visuais importantes. A miopia também pode causar o olho preguiçoso (ambliopia refrativa) e estrabismo.

Outra condição prevalente na alta miopia é o descolamento de retina. As pessoas com graus altos de miopia possuem globos oculares alongados. Esse alongamento altera o tamanho da retina que se torna mais fina e frágil.

Como resultado, a retina pode se descolar das demais camadas da parte posterior do globo ocular. O descolamento de retina é uma condição que pode gerar complicações graves para a visão.

Uma das consequências mais graves da miopia progressiva é o desenvolvimento do glaucoma que causa danos irreversíveis no nervo óptico. Pode ocorrer perda total ou parcial da visão.

Recursos para tratar a progressão da miopia

Atualmente, há alguns recursos que são usados para impedir a progressão da miopia. Entre eles estão colírios, lentes de contato especiais e outros dispositivos.

Contudo, há duas medidas essenciais que devem ser adotadas para casos de miopia progressiva.

  • Aumentar o tempo de atividades ao ar livre

Estudos mostram que a exposição à luz ao ar livre estimula a liberação de dopamina, o que atrasa o início da miopia e pode retardar a sua progressão. A recomendação para atingir esse efeito é de cerca de 90 minutos por dia.

  • Reduzir a exposição a telas (celulares, tablets e computadores)

Um dos principais motivos do aumento do número de casos de miopia em todo o mundo é a exposição excessiva e prolongada de crianças e adolescentes à telas.

A redução do tempo de uso dos dispositivos eletrônicos é uma estratégia mandatória para evitar a progressão da miopia, bem como para prevenir o desenvolvimento desse erro refrativo.

Vale reforçar que até os 2 anos de idade, a criança não deve ser exposta à telas. Acima dessa idade, o tempo de uso de dispositivos eletrônicos também deve ser limitado.

Como impedir a progressão da miopia na infância

O primeiro passo é levar o bebê em seu primeiro ano de vida ao oftalmopediatra. Há casos de miopia congênita ou que surge logo após o nascimento. Portanto, o diagnóstico precoce pode contribuir para prevenir a progressão da miopia.

Quando a criança é diagnosticada com miopia moderada ou alta é fundamental realizar um acompanhamento regular com o oftalmopediatra.

Dra. Marcela Barreira é neuroftalmologista, é oftalmopediatra e especialista em estrabismo.

 A médica atende em seu consultório em São Paulo, na região dos Jardins, bem como realiza alguns atendimentos nas cidades do Rio de Janeiro e Sorocaba.

Para mais informações, ligue para (11) 3266-2768

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir WhatsApp
1
Olá, faça seu agendamento de consulta por aqui!