11 sinais de problemas de visão na infância que precisam de atenção

11 sinais de problemas de visão na infância que precisam de atenção

Todos os pais sabem que a criança precisa ter um pediatra desde o nascimento para acompanhar seu crescimento, seu desenvolvimento e a sua saúde em geral.

Mas, nem todo mundo que tem filhos sabe que também é importante realizar consultas de rotina com outras especialidades, como a oftalmologia, ainda no primeiro ano de vida para a avaliar os problemas de visão na infância.

Para ajudar os papais e mamães que têm dúvidas sobre a visão na infância, elaboramos uma lista com 11 manifestações que podem indiciar problemas na visão.

1- Reflexo esbranquiçado no olho

 Certamente, você já tirou alguma fotografia em que saiu com um reflexo vermelho nos olhos. Saiba que esse reflexo é normal e indica uma retina saudável.

Por outro lado, o reflexo esbranquiçado em fotos de crianças é um sinal de alerta. Isso porque esse é o principal sinal do retinoblastoma, um tumor maligno que afeta bebês e crianças pequenas. Leia mais aqui.

2- Fotofobia

A sensibilidade a luz pode ser um sintoma de alguns problemas de visão, como o retinoblastoma, erros refrativos e até mesmo de uma conjuntivite.

3-Coceira

A coceira nos olhos é um sintoma importante que pode estar ligado a um quadro alérgico. Contudo, a fricção constante dos olhos na infância pode levar ao desenvolvimento do ceratocone, uma doença grave que precisa ser tratada precocemente.

4- Dor de cabeça

A queixa de cefaleia é mais comum nas crianças que frequentam a escola e já sabe falar. Na maioria dos casos está ligada a erros refrativos não tratados. Outro ponto é que essa dor é mais comum no final do dia, depois de longos períodos de estudo, leitura ou uso de dispositivos eletrônicos. Embora seja uma condição rara em crianças, o glaucoma pode estar ligado a queixas de cefaleia.

5- Olho franzido

Quando a criança aperta os olhos para conseguir enxergar, é um sinal claro de erro refrativo. Aliás, esse movimento de franzir a região ocular é que leva à dor de cabeça visual.

6- Desvio ocular

O desvio de um dos olhos ao fixar uma imagem é sinal da presença do estrabismo. Mesmo que o desvio ocorra de vez em quando, por exemplo, é considerado estrabismo. Lembre-se que o desvio pode ocorrer em todas as direções: para dentro, para fora, para baixo e para cima.

Você sabia que o estrabismo também pode ser um dos sinais do retinoblastoma?

7- Problemas de aprendizagem

Em muitos casos, um problema de aprendizagem pode ter ligação com a saúde visual. Imagine uma criança com miopia, dificuldade para enxergar de longe, tentando copiar a matéria da lousa? Por isso, sempre que a escola reportar que a criança está com dificuldades para aprender, considere levá-la para uma avaliação oftalmológica.

8- Quedas e tropeços frequentes

Desastrada ou atrapalhada? Nenhuma das alternativas. Na verdade, crianças que tropeçam ou caem muitas vezes podem ter, na verdade, um problema visual não diagnosticado. Portanto, é outro sinal de alerta para procurar um oftalmopediatra.

9- Lacrimejamento excessivo

O lacrimejamento constante em bebês recém-nascidos é um sintoma da obstrução do canal lacrimal. É uma condição benigna, mas que precisa da orientação do oftalmologista. Já em crianças maiores, pode indicar a presença de conjuntivites, alergias, olho seco etc.

10- Vermelhidão

A vermelhidão ocular pode ser uma manifestação de algumas condições oculares, desde alergias, irritação, conjuntivite, cansaço visual, olho seco etc.

11- Piscar excessivo

Quando a criança pisca demais pode indicar problemas nas pálpebras, tiques, estrabismo, erros de refração, falta de sono ou até o uso prolongado de telas.

Dra. Marcela Barreira é oftalmopediatra, especialista em estrabismo. A médica atende em sua clínica nos Jardins, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3266-2768.

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir WhatsApp
1
Olá, faça seu agendamento de consulta por aqui!