Oftalmopediatria
Oftalmopediatria – A oftalmopediatria é uma sub-especialidade médica que investiga e trata as doenças e problemas da visão em crianças e adolescentes. Para se tornar um oftalmopediatra, o médico precisa fazer a residência em Oftalmologia, que dura três anos. Depois da obtenção do título, são mais dois anos de dedicação na assistência da saúde ocular infantil para se tornar um oftalmopediatra.
O oftalmopediatra atua em todas as fases da infância tratando as mais diversas doenças que podem acometer as crianças a partir do nascimento, desde quadros mais comuns como Obstrução do canal lacrimal, quadro bastante frequente ao nascimento, ate doenças que requerem um tratamento mais agressivo e uma atenção maior como Opacidades congênitas de córnea, catarata e glaucoma congênito, além das diversas doenças que podem acometer a Retina.
Vale ressaltar a importância de um bom pre – natal, já que doenças infecciosas que a mãe pode adquirir na gestação, como por exemplo a Toxoplasmose, pode ser transmitida ao bebê e causar lesões irreversíveis a retina, prejudicando o desenvolvimento visual dessas crianças.
Ainda sobre as lesões de retinas, damos uma atenção especial a essa área principalmente nos dois primeiros anos de vida, devido a existência de um tumor retinindo chamado Retinoblastoma, que aparece logo ao nascimento ou dentro dos primeiros meses de vida e precisa ser detectado de forma precoce devido o risco de vida para a criança.
E e com intuito de prevenir tais patologias que, logo ao nascimento, todos os bebês devem ser submetidos ao “Teste do Olhinho”, que é realizado ainda na maternidade pelo Pediatra, como uma forma de triagem para detectar alterações mais significativas que precisam ser tratadas de forma imediata.
Vale ressaltar, contudo, que o teste do olhinho não e considerado um exame oftalmológico e não consegue detectar alterações mais discretas que podem ainda ser prejudiciais ao desenvolvimento visual dessas crianças e por isso ele NÃO substitui uma primeira avaliação oftalmológica que deve ser realizada ainda antes do primeiro ano de vida.
E devemos lembrar que o desenvolvimento da visão continua acontecendo ao longo de toda primeira infância, finalizando apenas aos sete anos de idade, sendo fundamental um acompanhamento contínuo, prevenindo que qualquer patologia que apareça nesse período prejudique esse desenvolvimento da visão dessa criança.
Você que é mãe ou pai, não deixe de levar seu filho para avaliação oftalmológica.
CONHEÇA MAIS SOBRE MINHAS OUTRAS ESPECIALIDADES COMO OFTALMOLOGISTA: