Crianças precisam de óculos de sol? Como proteger os olhos dos pequenos do sol

Crianças precisam de óculos de sol? Como proteger os olhos dos pequenos do sol

Sim! Crianças precisam de óculos de sol, assim como todas as pessoas que se expõem ao sol, principalmente em atividades ao ar livre e durante o verão. Isso porque é no verão que os raios ultravioletas (UV) ficam mais nocivos, devido à proximidade do Sol com a Terra.

Com a chegada das férias escolares e recesso de final de ano, é comum os pais se questionarem sobre a necessidade do uso de óculos de sol com proteção UVA/UVB nas crianças.

Segundo Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra especialista em estrabismo, a aceitação do óculos de sol pode ser mais difícil em bebês e crianças muito pequenas. Nesses casos, os pais podem investir em bonés e chapéus. Nos maiores, vale insistir e explicar a importância de proteger os olhos do sol”.

Para além do uso de óculos de sol, há outros cuidados que os pais precisam tomar para prevenir problemas oculares durante as férias de verão.

Com a ajuda da especialista, elencamos alguns desses cuidados. Confira.

1- Protetor solar não deve ser aplicado nas pálpebras

Um erro comum dos pais é aplicar protetor solar nas pálpebras superiores da criança ou muito próximo do olho quando usado nas pálpebras inferiores. O problema, nesses casos, é que mesmo os protetores infantis contêm produtos químicos que não devem entrar em contato com os olhos.

Outro erro é aplicar o protetor solar com a criança molhada ou ainda a criança entrar logo em seguida na água. O risco de a criança passar a mão nos olhos ou ainda do protetor escorrer com a água para os olhos é muito grande.

O que fazer?

  • Use protetor solar facial próprio para crianças e bebês
  • Não aplique nas pálpebras superiores
  • Nas pálpebras inferiores, procure aplicar mais para baixo da margem palpebral
  • Aplique o protetor com a criança seca, 30 minutos antes de entrar na água ou se expor ao sol
  • Invista em óculos de sol com proteção UV
  • Procure convencer a criança a usar boné ou chapéu durante a exposição ao sol

Além do Sol

E por falar em óculos…A prática de atividades aquáticas, mais comum durante as férias de verão, apresenta um perigo muitas vezes ignorado pelos pais: a contaminação por micro-organismos ou ainda irritação e alergia provocados por agentes químicos. Entre os problemas que podem ocorrer estão a conjuntivite infecciosa e a alérgica.

O que fazer?

  • O ideal é a criança usar óculos de natação sempre que for nadar, seja em piscinas, praias ou rios
  • Também é importante que os pais tenham água potável em mãos para lavar os olhos das crianças em caso de contato com o protetor, areia da praia ou água do mar

Cuidados redobrados

Os cuidados com os olhos das crianças nas férias também passa por prevenir acidentes domésticos, algo muito comum quando os pequenos passam mais tempo em casa ou brincando com amigos e familiares.

Alguns brinquedos e brincadeiras podem aumentar o risco de traumas oculares. Entre eles estão espadas, armas com jatos de água, brinquedos com objetos pontudos e até mesmo aquelas bolinhas de borracha. Brincadeiras de luta e jogos com bola também entram nessa conta.

Dessa maneira, é sempre importante ter um adulto supervisionando as brincadeiras. Claro, se possível evite comprar brinquedos que podem causar esse tipo de acidente”, reforça Dra. Marcela.

Plantas e animais

“O maior tempo gasto dentro de casa também aumenta o risco de acidentes com animais e plantas. Há plantas que são pontiagudas e podem causar perfuração no globo ocular. Outras podem ser venenosas e causar irritações e queimaduras nos olhos. Por fim, animais domésticos como cães, gatos e aves podem atacar a criança, mesmo que de forma não intencional”, finaliza Dra. Marcela.

As férias de verão devem ser aproveitadas ao máximo, mas sempre com os cuidados necessários para prevenir acidentes e problemas de saúde, incluindo doenças oculares.

Dra. Marcela Barreira é neuroftalmologista, é oftalmopediatra e especialista em estrabismo.

 A médica atende em seu consultório em São Paulo, na região dos Jardins.

Para mais informações, ligue para (11) 3266-2768

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir WhatsApp
1
Olá, faça seu agendamento de consulta por aqui!