Como evitar a progressão da miopia nas crianças?
A progressão da miopia nas crianças pode ser evitada por meio de algumas mudanças no estilo de vida.
O uso de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores deve ser reduzido ao máximo.
As atividades ao ar livre devem ser incentivadas pela família, se possível todos os dias.
Além disso, o acompanhamento regular com um oftalmopediatra é fundamental, principalmente quando o grau da miopia é considerado alto.
O que é miopia?
A miopia é um erro refrativo que afeta a visão de longe. Ou seja, a criança terá dificuldades para enxergar objetos distantes.
Por exemplo, na escola, caso a criança sente muito distante da lousa, não irá enxergar o que a professora escreve.
Atualmente, a miopia é considerada um problema de saúde pública, já que o número de crianças e adolescentes que desenvolvem a condição é cada vez maior, em todo o mundo.
Miopia em 2050
A epidemia de miopia em crianças e jovens é caracterizada pelo início cada vez mais precoce, combinado com altas taxas de progressão da doença.
Isso quer dizer que além do número de casos ser cada vez maior, o grau da miopia aumenta cada vez mais em quem já tem o problema.
Segundo um estudo, em 2050 mais da metade da população mundial será míope.
O que a miopia pode causar?
A miopia pode causar diversas complicações oculares, como glaucoma, catarata precoce e descolamento de retina.
Todas as doenças oculares são potencialmente perigosas, pois podem levar à perda da visão.
Quais são os fatores de risco da miopia?
Em primeiro lugar, é importante dizer que o desenvolvimento da miopia está ligado a fatores genéticos e ambientais.
Quando há casos na família, principalmente de parentes de primeiro grau, como pai e mãe, o risco de a criança ter miopia é maior.
Ao longo dos anos, diversos estudos mostraram que a redução do tempo gasto ao ar livre é um dos fatores mais relevantes para desenvolver a miopia, bem como para o aumento do grau.
Além da dificuldade de frequentar áreas verdes, brincar ao ar livre, passar muitas horas dentro de apartamentos, escolas ou casas, as crianças e adolescentes estão expostos, cada vez mais aos dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores.
Qual a relação da miopia com o ar livre?
A exposição aos raios solares estimula a produção da dopamina, um neurotransmissor que previne que o olho cresça alongado.
O alongamento do olho leva à distorção do foco de luz que entra no globo ocular. Essa alteração anatômica é uma das causas da miopia.
Portanto, quanto mais tempo gasto em ambientes ao ar livre, menor o risco de desenvolver miopia. Para quem já tem o diagnóstico, a exposição aos raios solares pode evitar a progressão do grau.
Além desse aspecto, ambientes amplos e externos exigem o uso da visão de longe que precisa ser estimulada tanto quanto a visão de perto.
Quanto tempo meu filho pode passar vendo celular?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), as recomendações de tempo de uso de dispositivos são:
-
Crianças de até 2 anos de idade não devem ser expostas a telas, de nenhuma maneira
-
Entre 2 e 5 anos, o uso de telas não deve ultrapassar 1 hora por dia
-
Crianças de 6 a 10 anos podem usar os dispositivos eletrônicos até 2 horas por dia
-
Para a faixa etária 11 a 18 anos, o uso deve ser limitado a 3 horas por dia
A televisão é prejudicial para a miopia?
A televisão pode ser um recurso importante para substituir as telas. Mas, é preciso uma boa distância para usar a visão de longe. Ou seja, não adianta a criança ficar muito próxima do aparelho.
Onde posso tratar a miopia do meu filho?
A miopia pode ser tratada por um Oftalmopediatra no caso de crianças e adolescentes. A Dra. Marcela Barreira atende em São Paulo, capital, na região dos Jardins.
Adicionar Comentário