O que é nistagmo congênito? Quais são as causas? Como é o tratamento?

O que é nistagmo congênito? Quais são as causas? Como é o tratamento?

O nistagmo congênito é uma doença ocular que ocorre desde o nascimento e causa tremores rítmicos e movimentos incontroláveis nos olhos.

O nistagmo pode ser congênito quando a pessoa já nasce com essa condição, ou adquirido quando ele surge ao longo da vida.

O nistagmo congênito é a forma mais comum e representa cerca de 80% de todos os casos de nistagmo.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o nistagmo congênito. Porém, vale ressaltar que além dessas duas classificações, há várias subcategorias que iremos abordar um pouco mais adiante.

Nistagmo Congênito

O nistagmo congênito é aquele que se apresenta desde o nascimento até no máximo os 6 meses de vida. Quando se manifesta após esse período é considerado adquirido.

A forma congênita do nistagmo pode afetar as crianças com problemas na visão prévios bem como crianças com visão normal.

Quando a criança tem algum problema que afeta a acuidade visual, o nistagmo surge devido à incapacidade dos olhos de enviar para o cérebro as imagens captadas.

Entre as doenças oculares que podem causar esse tipo de nistagmo estão:

  • Catarata congênita
  • Hipoplasia do nervo óptico
  • Amaurose congênita de Leber
  • Acromatopsia
  • Albinismo
  • Aniridia
  • Coloboma coroidal
  • Erro refrativo grave

Todas essas e outras condições podem causar perda visual moderada e grave. Assim, a capacidade dos olhos em perceber a visão fica prejudica. Esse tipo de nistagmo costuma ser chamada de sensorial já que está ligado ao processamento das imagens.

Nistagmo congênito motor

O nistagmo oculomotor é mais comum e atinge crianças com visão normal ou quase normal.

Os movimentos oculares são prejudicados devido a problemas no nervo oculomotor que controla os músculos responsáveis pelos movimentos oculares.

O nistagmo afeta o desenvolvimento visual?

Depende do tipo de nistagmo que a criança tem. No nistagmo sensorial a visão é prejudica pela causa primária, ou seja, pelas doenças como a catarata congênita e demais condições que falamos acima.

Portanto, não é o nistagmo em si que causa problemas na visão, mas sim as condições que levaram ao desenvolvimento do nistagmo.

As crianças com nistagmo congênito motor costumam ter uma boa visão, portanto, nesses casos a acuidade visual costuma ser boa.

Contudo, a maneira como o nistagmo prejudica a visão varia de criança para criança.

Por que algumas crianças com nistagmo costumam entortar a cabeça?

Os movimentos anormais da cabeça no nistagmo são chamados de posições de bloqueio. Os tremores e os movimentos causados pelo nistagmo podem piorar ou melhorar dependendo da posição da cabeça.

Quando a criança percebe isso ela pode entortar a cabeça para conseguir enxergar melhor.

Existe cirurgia para corrigir o nistagmo?

Há uma cirurgia para o nistagmo. Entretanto é importante ressaltar que não existe cura para a condição, ou seja, é uma doença crônica.

Além disso, a cirurgia do nistagmo tem indicações específicas. O principal objetivo é corrigir as posições de bloqueio. O procedimento ajuda a amenizar a posição anormal da cabeça ou reduzir a amplitude do nistagmo.

Quais as opções de tratamento além da cirurgia?

Infelizmente não há muitas opções de tratamento para nistagmo. As opções que existem hoje dependem do tipo de nistagmo que a criança tem.

No nistagmo sensorial, por exemplo, a correção ou tratamento da causa primária pode melhorar os tremores e movimentos descontrolados.

Mas nem todas as doenças que causam o nistagmo tem tratamento ou podem ser corrigidas já que muitas são doenças genéticas causadas por mutações que não podem ser revertidas.

Para alguns pacientes, a toxina botulínica pode ajudar a reduzir os tremores. Porém, a aplicação deve ser feita de forma periódica uma vez que o efeito da substância é passageiro.

Como o nistagmo pode estar associado a problemas no sistema nervoso é sempre importante consultar com um oftalmologista que seja especialista em neurologia, chamado de neuroftalmologista.

 

 

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir WhatsApp
1
Olá, faça seu agendamento de consulta por aqui!