A neurite ótica é uma inflamação do nervo óptico, estrutura responsável por transmitir as informações visuais para o cérebro.
Quais são as causas da neurite ótica?
A neurite ótica pode ser causada por diversos fatores. Em geral, é uma manifestação de uma outra doença.
Na maioria dos casos, a neurite ótica está ligada às doenças desmielinizantes. Antes de continuarmos a falar da neurite, vamos entender melhor o que são essas doenças.
As doenças desmielinizantes são condições autoimunes que prejudicam uma parte da estrutura dos neurônios, chamada de bainha de mielina.
As células do sistema nervoso são chamadas de neurônios. A aparência de um neurônio lembra um tronco de árvore, com duas ramificações embaixo e uma em cima. A parte que liga as duas extremidades é chamada de axônio, responsável por levar o impulso nervoso para vários locais do corpo.
O axônio tem uma espécie de “capa de gordura”, chamada de bainha de mielina. Sua principal função é não deixar a carga elétrica do impulso nervoso sair do axônio durante a condução.
Em algumas pessoas, o organismo interpreta a bainha de mielina como uma ameaça. O resultado é um ataque do sistema autoimune para “destruir” a bainha de mielina. Por isso, as doenças desmielinizantes são consideradas autoimunes.
O resultado dessas lesões é que os impulsos elétricos não conseguem chegar aonde deveriam. Dependendo da parte do corpo afetada, surgem as manifestações.
O nervo óptico, portanto, pode sofrer esse processo degenerativo na bainha de mielina e, como consequência, ocorrem os problemas na visão.
Esclerose Múltipla x Neurite Ótica
A principal causa da neurite ótica é a esclerose múltipla. Trata-se de uma doença autoimune desmielinizante.
A neurite ótica pode ser o primeiro sintoma da esclerose múltipla em cerca de 20% dos pacientes. Estima-se que cerca de 50 a 60% dos pacientes que apresentam um episódio da doença desenvolvem a esclerose múltipla.
Outras causas da neurite ótica
Apesar de serem menos comuns, há outras causas. Entre elas podemos citar algumas doenças infecciosas, como:
- Toxoplasmose
- Citomegalovírus
- HIV
- Sífilis
Sinais e Sintomas
Entre os principais sintomas estão:
- Perda aguda da visão em um dos olhos – costuma piorar ao longo de algumas horas ou dias
- Dor ao movimentar os olhos para os lados
- Embaçamento visual referida como uma mancha na visão
- Fotofobia
Fatores de Risco
- Infecções (HIV, Toxoplasmose, Sífilis etc.)
- Doenças autoimunes
- Mulheres entre 20 e 40 anos
- Doenças Reumatológicas
Diagnóstico & Tratamento
Por se tratar de uma doença que atinge tanto o sistema nervoso quanto o sistema visual, a neurite ótica exige que o médico oftalmologista possua também conhecimentos em neurologia. Assim, o ideal é procurar um neuroftalmologista.
Em geral, o paciente é internado para realizar os exames necessários mais rapidamente, como também para receber o corticoide na veia.
Prognóstico
O prognóstico quer dizer a situação do paciente que tem uma neurite ótica após o tratamento. Ou seja, como a doença vai evoluir.
Muitos episódios da neurite ótica se resolvem em torno de 2 a 3 meses. Contudo, o prognóstico vai depender da evolução da doença sistêmica.
Quando o paciente não tem nenhuma condição de base, a recuperação da visão ocorre. Mas em cerca de 25% dos casos, há recorrência de uma crise de neurite.
É muito importante tratar a doença de base para prevenir novos episódios da neurite e realizar, também, um acompanhamento regular com o neuroftalmologista.
Adicionar Comentário