O estrabismo pode voltar em adultos. Ou seja, mesmo que a pessoa tenha passado pela cirurgia de correção do desvio ocular na infância, o estrabismo pode ocorrer novamente na vida adulta. Entretanto, é importante dizer que a chance disso ocorrer é pequena.
Outra dúvida comum é sobre a realização da cirurgia de correção do estrabismo em adultos. Mesmo que a pessoa não tenha feito a correção na infância, ela pode operar na vida adulta.
Qual a chance de o estrabismo voltar em adultos?
A taxa de reoperação do estrabismo pode chegar a quase 16%. Essa taxa no primeiro ano pós cirurgia é de 7,7% em crianças e de 8,5% em adultos, segundo um estudo publicado no Canadian Journal of Ophthalmology.
Por que o estrabismo pode voltar em adultos?
Há diversas razões para a recidiva do estrabismo em adultos. “Para realizar a cirurgia, o oftalmologista mede o tamanho do desvio. Isso é feito para avaliar quais músculos precisam de ajustes, seja para fortalecê-los e/ou enfraquecê-los”, explica Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra especialista em estrabismo.
“A medição dos ajustes que devem ser feitos durante a cirurgia do estrabismo são calculados com base em índices e tabelas. Contudo, nem todos os pacientes respondem de forma precisa a esses cálculos. Por isso, nesses casos há um risco maior do desvio voltar”, aponta a médica.
Por outro lado, a taxa de recidiva do estrabismo nos adultos é bem menor do que nas crianças. Uma das razões é que o crescimento do olho durante a infância, que pode alterar o posicionamento dos músculos.
Já nos adultos, a recorrência do estrabismo pode estar associada ao desenvolvimento da miopia, astigmatismo e hipermetropia, bem como alterações de grau importantes. Finalmente, algumas doenças podem alterar o tônus muscular, deixando os músculos “fracos”. Portanto, esse fator aumenta o risco de ocorrer um desvio ocular”, comenta Dra. Marcela.
Cirurgia de estrabismo em adultos é estética?
A cirurgia de estrabismo em adultos corrige o desalinhamento dos olhos e aprimora a função ocular. Dessa maneira, o procedimento não é estético como muitas pessoas imaginam. A cirurgia é realizada para melhorar a visão, seja na vida adulta ou na infância.
Segundo um estudo, a cirurgia de estrabismo em adultos é efetiva para alinhamento dos olhos em 80% dos casos. Além disso, o estudo mostrou que é que a maioria dos adultos que passa pela correção do desvio dos olhos experimenta melhora na função binocular, responsável pela visão de profundidade e de objetos em 3D.
Cirurgia segura
“Felizmente, na maioria dos casos de estrabismo não há necessidade de reoperação. Mas a cirurgia é segura e efetiva para corrigir o desalinhamento ocular. Por fim, a boa notícia é que depois de uma reoperação é raríssimo uma recidiva do estrabismo”, finaliza Dra. Marcela.
Adicionar Comentário