A criança pode usar lentes de contato. Todavia, é uma decisão que deve ser tomada pelo oftalmopediatra, juntamente com os pais. Além disso, é preciso estar ciente de todos os riscos do mau uso das lentes para a saúde ocular.
O tema do mau uso das lentes e suas consequências para a saúde ocular ganhou até uma campanha de educação, chamada de Setembro Safira.
Crianças e lentes de contato
Primeiramente, é importante lembrar que qualquer lente de contato só deve ser usada por recomendação de um oftalmologista, com a devida prescrição. Nas crianças, isso é ainda mais importante.
O uso das lentes de contato não é isento de riscos. Há muitos problemas oculares relacionados ao mau uso das lentes. Portanto, é preciso levar em consideração esse fator na hora de prescrevê-las para crianças.
Emergência e lentes de contato
Um estudo publicado no periódico Pediatrics, apontou que ¼ das crianças que passam por consultas de urgência, todos os anos, apresentam complicações relacionadas às lentes de contato.
Recomendações do uso de lentes de contato
Em contrapartida dos possíveis danos e complicações, o uso das lentes de contato pode estar associado a uma melhora da visão, da autoestima, bem como oferece à criança uma oportunidade de praticar esportes em que o uso de óculos poderia atrapalhar.
Outro ponto importante é que, em muitos casos, as lentes de contato são usadas para doenças que demandam esse tipo de dispositivo. Algumas doenças que podem ter essa indicação são: catarata congênita, irregularidades na córnea, ceratocone, estrabismos e anisometropia (grande diferença de grau entre os dois olhos).
Meu filho pode usar lentes de contato?
O ideal é esperar a criança ter um pouco mais de autonomia e maturidade, pois será preciso adotar uma rotina rigorosa de cuidados.
Geralmente, crianças a partir dos 10 anos de idade já podem cuidar sozinhas das lentes de contato.
Já as crianças menores, devem ser supervisionadas e auxiliadas pelos pais sempre. Ou seja, na hora de colocar e tirar, para fazer a limpeza e, claro, na adaptação.
Um outro aspecto é que os pais devem se comprometer a levar a criança ao oftalmopediatra com regularidade para avaliar se há alterações ou danos oculares decorrentes do uso das lentes de contato.
Estética ou necessidade?
Apesar dos benefícios das lentes de contato, é preciso levar em consideração o motivo pelo qual o uso é recomendado. Caso seja apenas pela estética, é preciso repensar.
Quais problemas que podem ocorrer?
A pior consequência do mau uso das lentes de contato é a ceratite, inflamação grave da córnea. Quando não tratada ou tardiamente diagnosticada, pode causar danos irreversíveis na visão.
A ceratite pode ser causada por bactérias, fungos, vírus e pela Acanthamoeba, sendo muito comum em usuários de lentes de contato.
Alguns sintomas podem sugerir que há problemas com as lentes de contato, como:
-
Ardência ocular
-
Coceira
-
Vermelhidão
-
Sensação de areia nos olhos
-
Lacrimejamento em excesso
-
Visão embaçada
-
Dor nos olhos
-
Acúmulo de secreção
Embora não haja contraindicações para o uso das lentes de contato em crianças, na maioria dos casos, trata-se de uma decisão importante.
O oftalmopediatra precisa explicar e alertar os pais sobre os riscos e os benefícios para que definir qual a melhor opção para a criança.
Onde encontrar um oftalmopediatra?
Dra. Marcela Barreira é oftalmopediatra e atende na Stratus Oftalmologia Avançada. A clínica fica nos Jardins, na cidade de São Paulo.
Para mais informações, ligue para (11) 96902-8513
Adicionar Comentário