Conjuntivite química e lesões na córnea em crianças

Conjuntivite química e lesões na córnea em crianças

Conjuntivite química é a inflamação da conjuntiva causada por produtos químicos, cosméticos, maquiagens etc.

Depois de dois anos sem poder celebrar o Carnaval, os blocos e bloquinhos já tomaram as ruas ao redor do Brasil. Mas apesar da alegria dessa época do ano, há certos cuidados que os pais precisam ter em relação à saúde ocular dos pequenos que participam dos bailes e blocos de Carnaval.

Isso porque há diversos produtos de beleza como tinta spray para colorir os cabelos, glitter em forma de sombra ou em gel para passar no corpo, maquiagens e espuma em spray. Todos esses produtos podem causar conjuntivite química, alergia ocular e até mesmo lesões na córnea.

Alergias na infância

Segundo a oftalmopediatra Dra. Marcela Barreira, os quadros alérgicos são muito comuns na infância devido à imaturidade do sistema imunológico. Por isso, muitas crianças podem apresentar reações alérgicas a produtos de higiene e beleza, inclusive àqueles usados no período do Carnaval. “Além disso, existem substâncias químicas na fórmula de alguns produtos que podem ser tóxicas, inclusive para os adultos”.

Pomadas para cabelo suspensas

Nas últimas semanas há diversos relatos de mulheres que desenvolveram problemas oculares graves, como queimadura na córnea, após usar pomada para fixação de penteados. Mais de 3 mil marcas desses produtos tiveram a venda suspensa, até que os órgãos competentes esclareçam qual a substância química está envolvida nos incidentes oculares.

“A recomendação é não usar em hipótese alguma esse tipo de produto em crianças. Também é importante avaliar se a criança apresenta alergias frequentes antes de usar produtos de beleza voltados para os adultos. Uma informação importante é que quanto mais brilhante for o cosmético, maior será a concentração de metais pesados na fórmula”, aponta Dra. Marcela.

Orientações para os pais

Os produtos químicos que compõem cosméticos podem causar uma conjuntivite química e evoluir para lesões na córnea, como arranhaduras, queimaduras e ulceração. No caso de um incidente dessa natureza, os pais devem lavar os olhos da criança com água de forma abundante e procurar um oftalmologista imediatamente.

“Dependendo da substância, um único respingo de um produto químico no olho pode causar danos permanentes na visão. Entre os sinais e sintomas de uma reação alérgica ou irritativa estão coceira, inchaço, vermelhidão, dor, embaçamento da visão e ardência”, explica a especialista.

Veja agora algumas dicas para curtir o Carnaval com as crianças em segurança

  • Esmaltes e tintas para o cabelo são os produtos de beleza que mais causam alergias e reações irritativas. Portanto, evite usar esses cosméticos nas crianças
  • Descarte totalmente o uso das pomadas para cabelos, tanto nas crianças como em adultos
  • Procure produtos cosméticos ou de beleza que sejam voltados para as crianças e verifique se são hipoalergênicos
  • Cuidado com glitter e purpurina, pois em contato com os olhos pode causar arranhaduras na córnea e muita irritação nos olhos
  • Fique atento ao uso de espuma em formato de spray, pois em contato com os olhos pode causar irritação e alergias

Lembre-se: as alergias na infância são comuns. Além das reações alérgicas, cosméticos e produtos de beleza contêm substâncias químicas que podem causar problemas mais sérios quando em contato com os olhos.

Dra. Marcela Barreira é neuroftalmologista, é oftalmopediatra e especialista em estrabismo.

 A médica atende em seu consultório em São Paulo, na região dos Jardins.

Para mais informações, ligue para (11) 3266-2768

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir WhatsApp
1
Olá, faça seu agendamento de consulta por aqui!