Muitas pessoas não sabem que o estrabismo pode ser corrigido cirurgicamente, em crianças e em adultos. O objetivo da cirurgia para corrigir o estrabismo é restabelecer o equilíbrio dos músculos oculares, reposicionando o globo ocular. O estrabismo é uma condição em que há desalinhamento dos eixos visuais. Embora o mais conhecido seja aquele em que o olho se desvia em direção ao nariz, existem vários outros tipos.
De acordo com Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra e especialista em estrabismo, essa condição não é uma questão meramente estética.
“Nos primeiros anos de vida, quando não tratado, pode causar prejuízos permanentes à visão, levando à ambliopia, popularmente conhecida como olho preguiçoso. Isso significa que a criança pode apresentar perda da capacidade visual para sempre, assim como perda da visão binocular, aquela que permite a visão de imagens em 3D. Já no adulto, as consequências podem ser a diplopia (visão dupla), que causa enjoos, dor de cabeça e impossibilita que a pessoa dirija ou caminhe”,explica a médica.
Veja agora as principais dúvidas sobre a cirurgia para corrigir o estrabismo:
- Onde é feita? A cirurgia para correção do estrabismo deve ser realizada em um centro cirúrgico hospitalar.
- Qual anestesia é usada? Depende da idade do paciente e de sua condição geral. Em crianças é aplicada anestesia geral, assim como na maioria dos pacientes. Alguns casos possuem indicação para a anestesia local, feita por meio de colírios e sedação.
- O paciente vai sentir dor ou desconforto durante a cirurgia? Como a cirurgia é feita com anestesia, o paciente não irá experimentar dor ou desconforto durante o procedimento.
- Quanto tempo demora? O tempo da cirurgia está relacionado à quantidade de músculos que o médico precisa abordar. Em média, a cirurgia pode levar de 20 minutos a 1 hora.
- O paciente fica internado? A internação é feita, porém o paciente opera e vai embora no mesmo dia, desde que não haja nenhuma intercorrência.
- Como é a recuperação? Depois da cirurgia, pode ocorrer uma sensação desconfortável, como se tivesse areia nos olhos. O paciente também pode sentir dor leve ao movimentar os olhos. Porém, o médico irá prescrever medicamentos para aliviar esses sintomas. Cada pessoa se recupera de um jeito, mas é recomendado repouso durante uma semana. A recuperação total dos tecidos leva em torno de um mês. Apesar da recuperação ser tranquila, o paciente precisa usar corretamente os colírios prescritos. Nos primeiros 30 dias deve evitar banhos de piscina e mar. As atividades leves estão liberadas.
- Em quanto tempo o olho volta ao normal? Em torno de 15 a 30 dias depois da cirurgia.
- Quais os riscos da cirurgia de estrabismo? Como qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos, porém evitáveis, desde que todos os processos sejam seguidos de forma cuidadosa, incluindo os cuidados no pós-operatório.
Lembre-se: O desvio dos olhos deve ser avaliado por um oftalmologista especializado em estrabismo. Quanto mais cedo for feito o tratamento, que pode ou não ser cirúrgico, melhores serão os resultados.
Adicionar Comentário