Em primeiro lugar, a cirurgia de estrabismo só pode ser feita quando o oftalmologista recomendar. Mas, o momento certo para operar depende de vários fatores.
A idade, a condição de saúde do paciente e a causa do estrabismo, por exemplo, são aspectos que o oftalmologista leva em consideração para indicar a cirurgia.
De qualquer maneira, bebês, crianças e adultos podem ser operados.
Mas, o que é estrabismo?
Antes de mais nada, vamos entender o que é o estrabismo. Trata-se de uma condição em que há desalinhamento dos eixos visuais.
Embora o mais conhecido seja aquele em que o olho se desvia em direção ao nariz, existem vários outros tipos.
Como funciona a cirurgia de estrabismo?
O objetivo de operar é corrigir o estrabismo por meio do restabelecimento do equilíbrio dos músculos oculares, reposicionando o globo ocular. Com isso, o desvio é corrigido e o olho não irá mais se desviar.
A operação deve ser realizada em um centro cirúrgico hospitalar. Nas crianças, a anestesia usada é a geral.
Alguns casos possuem indicação para a anestesia local, feita por meio de colírios e sedação.
Como a cirurgia é feita com anestesia, o paciente não irá experimentar dor ou desconforto durante o procedimento.
Qual o médico que faz a cirurgia de estrabismo?
O médico que pode fazer essa cirurgia é o Oftalmologista especializado em estrabismo. Nas crianças, o procedimento costuma ser feito por um Oftalmopediatra.
Quanto tempo demora a cirurgia?
Em média, dura de 20 minutos a 1 hora. Mas, o tempo da cirurgia depende da quantidade de músculos que o médico precisa abordar.
O paciente que faz a cirurgia de estrabismo precisa ficar internado?
O paciente se interna, normalmente, pela manhã. Caso não tenha nenhum problema na cirurgia, ele é liberado para ir para casa no mesmo dia da cirurgia.
Como é a recuperação?
A recuperação costuma ser muito tranquila. Logo após o procedimento, o paciente pode sentir uma sensação desconfortável, como se tivesse areia nos olhos.
O paciente também pode sentir dor leve ao movimentar os olhos. Porém, o médico irá prescrever medicamentos para aliviar esses sintomas.
Cada pessoa se recupera de um jeito, mas é recomendado repouso durante uma semana. A recuperação total pode levar em torno de um mês.
Tem que usar remédios depois da cirurgia?
Sim. O oftalmologista irá prescrever colírios que precisam ser aplicados corretamente para evitar infecções.
O que a pessoa não pode fazer depois da operação?
Depois da cirurgia, nos primeiros 30 dias, não pode tomar banho de piscina ou de mar. Atividades leves estão liberadas.
Em quanto tempo o olho volta ao normal?
O olho volta ao normal de 15 a 30 dias depois do procedimento.
Quais os riscos da cirurgia de estrabismo?
A cirurgia de estrabismo possui riscos como qualquer outra cirurgia. Mas, em geral, é uma cirurgia segura. Para tudo correr bem, é preciso que o paciente siga corretamente as orientações do oftalmologista.
Em que cidade a cirurgia de estrabismo pode ser feita?
A cirurgia de estrabismo pode ser feita em São Paulo ou em qualquer outra cidade que tenha um oftalmologista ou oftalmopediatra (no caso das crianças e adolescentes) que seja especializado em estrabismo.
A Dra. Marcela Barreira é oftalmopediatra, especialista em Estrabismo e realiza suas cirurgias em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A cirurgia para o estrabismo é estética?
Não, a cirurgia do estrabismo não é estética. Ela vai corrigir o desvio do olho para evitar a perda da visão binocular. Clique aqui e entenda melhor o que é visão binocular.
A cirurgia também evita o desenvolvimento do olho preguiçoso (ambliopia). Quer entender melhor a ambliopia? Clique aqui.
Adicionar Comentário