Cirurgia de Estrabismo – Tudo que você precisa saber

Cirurgia de Estrabismo – Tudo que você precisa saber

A cirurgia de estrabismo é um procedimento realizado para corrigir o desalinhamento do eixo ocular. A cirurgia pode ser feita em bebês, crianças, adolescentes e adultos. Ou seja, é indicada para todas as faixas etárias.

Hoje, a cirurgia de estrabismo é o principal tratamento para corrigir o desvio do eixo ocular. A única exceção é o estrabismo acomodativo. Neste caso, o desvio do olho ocorre devido à presença da hipermetropia, dificuldade para enxergar de perto. Desta maneira, quando o grau é corrigido, o desvio desaparece.

Cirurgia de estrabismo não é estética!

Outro ponto importante é que a cirurgia de estrabismo não é estética! Pelo contrário, a correção do desvio ocular é essencial para prevenir problemas na visão, como a ambliopia. Por isto, é essencial ressaltar e esclarecer que a cirurgia de estrabismo é restauradora, pois muda uma condição anormal para normal ou muito próxima do normal.

Estrabismo atinge de 2 a 5% das crianças

Segundo Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra especialista em estrabismo, o desvio do eixo ocular costuma surgir na infância. “O bebê pode apresentar o estrabismo em seus primeiros meses de vida ou ainda nascer com a condição. O desvio pode ocorrer para fora, para dentro, para cima ou para baixo. O mais importante é que os pais fiquem atentos a desvios oculares após os 4 meses de idade ou ainda a desvios que parecem estar presentes desde o nascimento”.

Cirurgia de Estrabismo: qual o melhor momento para corrigir o desvio ocular

A cirurgia de estrabismo pode ser feita em qualquer idade, até mesmo durante os primeiros meses de vida. Mas o ideal é fazer a correção do desvio antes dos 7 anos, idade em que o desenvolvimento visual se completa.

“Quanto antes realizarmos a cirurgia, maior a chance de melhora e/ou desenvolvimento da visão binocular, ou seja, da visão de profundidade. Essa visão é uma das primeiras a se desenvolver. Quando indicamos cirurgias precoces, o intuito é tentar preservá-la ou recupera–lá, mesmo que parcialmente. Um bebê com estrabismo congênito convergente (desvio do olho para dentro) por exemplo, pode ter indicação para fazer a cirurgia de estrabismo antes de completar um ano de idade”, afirma Dra. Marcela Barreira.

Outro tipo comum é o estrabismo divergente intermitente. É mais prevalente nas crianças maiores de um ano de idade. Menos prejudicial para a visão binocular, pode ser operado por volta dos três ou quatro anos. “Esse estrabismo é aquele em que a criança desvia o olho em direção às orelhas, mas de vez em quando. Por isso, prejudica menos o desenvolvimento visual”, cita Dra. Marcela.

Como a cirurgia de estrabismo é feita?

A cirurgia de estrabismo é realizada em um centro cirúrgico hospitalar. Nas crianças, é usada a anestesia geral e isto garante que a criança não vai sentir dor nem outro tipo de desconforto durante a cirurgia.

A cirurgia pode durar de 30 minutos a 1h30. O tempo da cirurgia depende da quantidade de músculos que o médico precisa abordar. O pós-cirúrgico costuma ser tranquilo e a criança pode retomar suas atividades após a primeira semana do repouso.

Existem alguns cuidados no pós-cirúrgico como o uso dos colírios prescritos pelo oftalmologista. O olho se recupera totalmente após 30 dias. Mas, o alinhamento do eixo ocular já é visível nos primeiros dias após o procedimento.

Dra. Marcela Barreira é especialista em cirurgia de estrabismo em bebês, crianças, adolescentes e adultos.

A especialista opera nos principais hospitais de São Paulo, como Sírio Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital 9 de julho.

O consultório está localizado nos Jardins, zona sul da cidade de São Paulo.

Para mais informações ligue para

(11) 3266 2768

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir WhatsApp
1
Olá, faça seu agendamento de consulta por aqui!