Como funciona a cirurgia de correção do estrabismo

Como funciona a cirurgia de correção do estrabismo

Em primeiro lugar, como funciona a cirurgia de correção do estrabismo?

A cirurgia de correção do estrabismo funciona para recuperar o equilíbrio dos músculos oculares responsáveis pelos movimentos dos olhos.

Primeiramente, é importante lembrar que a cirurgia de correção do estrabismo não é estética. O desvio dos olhos pode causar danos permanentes na visão binocular, bem como levar ao olho preguiçoso. Saiba mais sobre essa condição, clique aqui.

Agora, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre a cirurgia de correção do estrabismo.

 O que é estrabismo?

O estrabismo é uma condição em que há desalinhamento dos eixos visuais. Embora o mais conhecido seja aquele em que o olho se desvia em direção ao nariz, existem vários outros tipos.

O olho pode desviar para fora, para cima ou para baixo.

Vale lembrar que o estrabismo, na maioria dos casos, afeta apenas um olho. Ou seja, o desvio ocorre de um lado, seja o direito ou o esquerdo.

Qual o valor de uma cirurgia de correção do estrabismo?

Não é possível abordar valores da cirurgia de correção do estrabismo. Primeiramente, não é permitido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) passar valores de procedimentos por meio virtual. Apenas o médico, durante a consulta, pode informar custos e demais informações financeiras.

Para além disso, os valores são calculados de acordo com diversas variáveis, como cidade em que a pessoa mora, hospital em que a cirurgia será realizada, equipamentos necessários, honorários médicos etc.

A boa notícia é a cirurgia de correção do estrabismo está incluída no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Isso significa que é uma cirurgia reparadora, coberta pela maioria dos planos e seguros saúde.

Quais são os riscos da cirurgia de correção do estrabismo?

Como qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos. Porém, são riscos evitáveis, desde que todos os processos sejam seguidos de forma cuidadosa.

O paciente deve realizar os exames pré-operatórios, escolher um oftalmopediatra, no caso das crianças e adolescentes, especializado nesse tipo de procedimento, bem como seguir todas as recomendações do médico no pós-operatório.

Quanto tempo leva a recuperação de uma cirurgia de estrabismo?

A recuperação da cirurgia de correção do estrabismo é tranquila.

Recomenda-se fazer um repouso de uma semana. Após esse tempo, a criança pode retomar suas atividades de rotina.

A recuperação total dos tecidos leva em torno de um mês. Apesar da recuperação ser tranquila, o paciente precisa usar corretamente os colírios prescritos.

Nos primeiros 30 dias deve evitar banhos de piscina e mar. As atividades leves estão liberadas.

Qual a melhor idade para fazer a cirurgia de correção de estrabismo?

A cirurgia de estrabismo pode ser feita em qualquer idade, inclusive em bebês. Porém, podemos dizer que existe o momento ideal, que é até os 7 anos de idade.

Isso porque nada impede que crianças mais velha, adolescentes e adultos sejam submetidos ao procedimento.

Contudo, quanto antes a cirurgia for realizada, maior a probabilidade de melhora e/ou desenvolvimento da visão binocular, ou seja, da visão de profundidade.

Essa visão é uma das primeiras a se desenvolver. Quando as cirurgias precoces são indicadas, o objetivo é tentar preservar ou recuperar, mesmo que parcialmente, a visão binocular.

Qual anestesia é usada para a cirurgia de correção de estrabismo?

O tipo de anestesia depende da idade e da condição geral do paciente. Em crianças, é aplicada anestesia geral, assim como na maioria dos pacientes. Alguns casos possuem indicação para a anestesia local, feita por meio de colírios e sedação.

Onde a cirurgia de correção de estrabismo é feita?

A cirurgia do estrabismo deve ser feita em um hospital ou clínica que possua um centro cirúrgico aprovado para realização de cirurgias.

Em São Paulo, a Dra. Marcela Barreira realiza suas cirurgias de estrabismo nos principais hospitais, como Hospital Albert Einstein, Sírio Libanês e Hospital 9 de Julho.

Qual o médico que faz a cirurgia de correção do estrabismo?

O médico que realiza a cirurgia de estrabismo precisa ser um oftalmologista especializado em estrabismo e que possua as certificações que permitem realizar a cirurgia, como a Dra. Marcela Barreira.

Lembre-se: O desvio dos olhos deve ser avaliado por um oftalmologista especializado em estrabismo. Quanto mais cedo for feito o tratamento, que pode ou não ser cirúrgico, melhores serão os resultados.

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir WhatsApp
1
Olá, faça seu agendamento de consulta por aqui!