As causas do inchaço ocular em crianças são diversas. Primordialmente, o inchaço que atinge o olho ocorre pelo acúmulo de líquido entre as camadas de tecido da pele.
Contudo, o inchaço pode estar associado a diversas condições, desde alergias, infecções ou ainda a doenças sistêmicas, relacionadas à tireoide e aos rins.
Por isto, com a ajuda da oftalmopediatra, Dra. Marcela Barreira, especialista em estrabismo e neuroftalmologista, vamos agora falar sobre as principais causas de inchaço ocular em crianças, associadas a problemas no sistema visual.
6 causas de inchaço ocular em crianças
1-Picadas de insetos
Embora não seja tão comum, alguns insetos podem picar a região das pálpebras. A picada gera uma reação do sistema imunológico, que desencadeia o inchaço, coceira e vermelhidão. Em crianças alérgicas, o inchaço pode ser bastante importante.
Um dos diferenciais do inchaço causado por picadas de insetos é a rapidez no surgimento dos sintomas, ou seja, o inchaço é quase imediato. Como a região é muito sensível, o ideal é fazer compressas frias e evitar que a criança coce a área, para não ferir a pele.
O uso de antialérgicos, devidamente prescritos pelo médico, também pode amenizar a reação alérgica. A tendência é que o inchaço melhore ao longo de horas ou no dia seguinte.
2-Alergia a produtos de higiene e beleza
Atualmente, é muito comum que meninas novas, de 6 anos, usem produtos cosméticos voltados para o público adulto. Um destes produtos é o esmalte de unha, considerado o cosmético que mais causa reações alérgicas, em todos os públicos. O uso do esmalte pode desencadear uma dermatite alérgica de contato, que pode atingir a face e, especialmente, as pálpebras.
Adicionalmente, o uso de maquiagens pelo público infantil também é cada vez mais comum, sendo, portanto, um fator de risco importante para alergias na região dos olhos. Entram nesta lista também perfumes, xampus, cremes, pomadas para cabelos, gel, sabonetes etc.
O inchaço pode ser bastante importante, podendo vir acompanhado de vermelhidão e coceira. A tendência é que os sintomas melhorem com o uso de antialérgicos, bem como com a lavagem do local com água em abundância.
3-Conjuntivite
A conjuntivite é a inflamação ou infecção da conjuntiva, tecido que reveste a parte da frente do globo ocular. O inchaço nas pálpebras pode ocorrer em todas as formas da doença, como na alérgica, viral ou bacteriana. Os demais sintomas da conjuntivite variam e podem incluir vermelhidão na conjuntiva, dor, lacrimejamento, produção de secreções, sensação de areia nos olhos e sensibilidade à luz.
O inchaço causado pela conjuntivite demora mais tempo para regredir e depende da origem, ou seja, se é viral, bacteriana ou alérgica. Em geral, as formas infecciosas duram de 7 a 14 dias.
4-Terçol
O terçol é uma infecção bacteriana aguda, que atinge as pálpebras e é muito comum na infância. O terçol se forma na margem da pálpebra, normalmente dentro de um folículo piloso dos cílios. A aparência é de uma espinha. Pode causar inchaço na pálpebra afetada, além de doer, coçar e conter em seu interior pus. O inchaço costuma desaparecer quando o terçol regride, dentro de 5 a 7 dias, sem necessidade de tratamento.
5-Blefarite
A blefarite é uma inflamação que afeta as margens palpebrais, cuja causa são alterações nas glândulas sebáceas das pálpebras. As crianças com dermatite seborreica, por exemplo, correm um risco maior de desenvolver a condição.
O inchaço nas pálpebras é bastante comum em quem tem blefarite. Outros sintomas são coceira, vermelhidão, sensibilidade à luz (fotofobia), ardência, perda de cílios e formação de crostas nas bordas das pálpebras, que pode literalmente “grudar” os olhos. A blefarite é uma doença crônica. Portanto, o inchaço tende a melhorar na medida em que o tratamento é realizado, mas pode voltar durante as crises da doença.
6-Celulite orbitária
A celulite orbitária é uma infecção grave que atinge os tecidos moles da órbita ocular, como globo ocular, músculos, vasos sanguíneos, nervo óptico, glândulas lacrimais, gordura e tecido conjuntivo.
Os sintomas da celulite orbitária são variados. Entretanto, o mais característico é o inchaço intenso na região ao redor do globo ocular. O edema pode, inclusive, impedir a abertura completa das pálpebras.
Outros sintomas são vermelhidão, calor no local, febre, dor intensa ao movimentar o olho. A condição pode causar ainda inchaço na conjuntiva (tecido que reveste a parte da frente do globo ocular), dor de cabeça, secreção com pus no nariz e mal-estar geral, devido ao processo infeccioso.
A celulite ocular é uma emergência e deve ser tratada em ambiente hospitalar, com aplicação de antibióticos e outros cuidados. A melhora do inchaço e demais sintomas depende do tratamento e pode demorar dias ou semanas.
Causas de inchaço ocular em crianças – O que os pais devem fazer
Como vimos, há diversas causas de inchaço ocular em crianças. Algumas são mais graves que as outras. Portanto, é importante que os pais fiquem atentos aos demais sintomas que acompanham o inchaço.
“Na persistência ou piora do edema, associado ao surgimento de outros sintomas, especialmente febre e prostração, a recomendação é procurar o oftalmologista. Por fim, os pais não devem aplicar colírios ou pomadas nos olhos, pois isto pode causar outros problemas”, finaliza Dra. Marcela.
Dra. Marcela Barreira é neuroftalmologista, é oftalmopediatra e especialista em estrabismo.
O consultório fica em São Paulo, na região dos Jardins.
Para mais informações, ligue para (11) 3266-2768
Adicionar Comentário