O ideal é levar seu bebê ao oftalmopediatra ainda no primeiro mês de vida. Você também pode solicitar ao oftalmologista infantil que examine seu bebê ainda na maternidade.
Você sabia que a visão do bebê é o último sentido a se desenvolver? Por isso, ao longo do primeiro ano de vida, alguns problemas oculares podem ficar mais evidentes e os pais precisam estar atentos a alguns sinais. Muitas condições podem ser tratadas, promovendo um desenvolvimento visual normal.
Por isso, segundo Dra. Marcela Barreira, a consulta com um oftalmopediatra é fundamental nos primeiros meses de vida.
Veja abaixo quais são os sinais que indicam a necessidade de consultar um oftalmopediatra:
- O olho do bebê se desvia para dentro ou para fora: O estrabismo pode se manifestar ainda no primeiro ano de vida. Se depois dos seis meses o bebê continua desviando os olhos para dentro (em direção ao nariz) ou para fora (em direção às orelhas), o ideal é procurar um oftalmopediatra. O estrabismo não tratado pode causar a ambliopia, ou olho preguiçoso, que pode levar à perda permanente da acuidade visual.
- Reflexo: O reflexo amarelo ou esbranquiçado é um sinal de atenção, pois pode indicar a presença do retinoblastoma, um tipo de tumor que atinge a retina. Além disso, doenças como glaucoma congênito, catarata congênita e outras malformações oculares podem alterar o reflexo.
- Fotofobia: O bebê costuma franzir os olhos em ambientes iluminados ou ao ar livre? Em geral, os erros refrativos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia podem causar uma maior sensibilidade à luz. Alguns tipos de estrabismo também aumentam a sensibilidade à luz, assim como quadros alérgicos.
- Coçar demais os olhos: Se o bebê está coçando os olhos demais, pode indicar algum tipo de alergia, ou ainda conjuntivite.
- Lacrimejamento constante: Se você perceber que o bebê lacrimeja mais do que o normal, procure um oftalmopediatra. Muitas vezes, o canal lacrimal está entupido e isso aumenta o risco de infecções. Em alguns casos, é preciso fazer um procedimento para desobstruir o canal lacrimal.
Lembre-se: É fundamental acompanhar o desenvolvimento visual do seu bebê para uma infância feliz e saudável! Alguns oftalmopediatras indicam fazer uma avaliação oftalmológica completa ainda no primeiro ano de vida.
Adicionar Comentário