Ambliopia causada por erros refrativos – Tudo que você precisa saber

Ambliopia causada por erros refrativos – Tudo que você precisa saber

A ambliopia pode ser causada por erros refrativos, como a miopia, astigmatismo e hipermetropia. Nestes casos, o olho preguiçoso ocorre devido à presença de erros refrativos diferentes entre os olhos ou ainda por uma diferença grande de grau de um olho para o outro. O nome desta condição é anisometropia.

Segundo Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra especialista em estrabismo, o desenvolvimento visual ocorre fora do útero. Os olhos precisam ter a mesma oportunidade para se desenvolverem adequadamente. Contudo, numa criança com anisometropia, isto não acontece.

“A razão é que o cérebro vai escolher a imagem captada pelo olho mais saudável. Como consequência, a imagem captada pelo olho mais afetado ou com mais dificuldade de foco, passa a ser ignorada. Quando esta supressão ocorre por tempo prolongado e de forma constante, instala-se o olho preguiçoso”, conta a especialista.

Diagnóstico precoce da ambliopia causada por erros refrativos é crucial para a visão

Caso a ambliopia não seja detectada e tratada na chamada “janela de oportunidade”, que vai dos 2 aos 7 anos, a criança pode perder a visão binocular. Em outras palavras, o cérebro perde a capacidade da fusão das imagens.

A visão binocular é crucial para diversas atividades cotidianas, sendo responsável por vermos em profundidade e em 3D. Portanto, a perda da visão binocular pode ser um impedimento para exercer algumas profissões, entre outras restrições ao longo da infância, adolescência e vida adulta.

Existem sinais da ambliopia causada por erros refrativos?

Não existem sinais evidentes de que uma criança tem ambliopia refrativa. Outro ponto é que as crianças não costumam se queixar a respeito de problemas visuais, uma vez que não têm parâmetros para comparar uma visão boa com uma visão ruim.

Para além disto, existe a barreira da linguagem, já que a ambliopia causada por erros refrativos pode atingir bebês e crianças que ainda não falam.

Por outro lado, os pais podem prestar atenção em indícios podem estar associados à ambliopia como:

  • Dificuldade em pegar e arremessar objetos
  • Falta de jeito – esbarrar em móveis, cair demais, tropeçar de forma frequente
  • Apertar os olhos ou fechar um olho para conseguir enxergar
  • Virar ou inclinar a cabeça na tentativa de enxergar
  • Dificuldade em participar de esportes, andar de bicicleta, patins etc.

Diagnóstico da ambliopia causada por erros refrativos

A ambliopia causada por erros refrativos pode ser diagnosticada durante os exames de rotina, no consultório do oftalmologista infantil.

“Este especialista possui equipamentos específicos para avaliar a saúde ocular em bebês e crianças que ainda não falam ou não sabem ler. Durante a consulta, é possível detectar erros refrativos, estrabismo e a ambliopia.

“Vale reforçar que é muito importante que os pais levem o bebê ao oftalmopediatra nos primeiros meses de vida. O diagnóstico precoce dos erros refrativos comuns ou da anisometropia permite que o grau seja corrigido com o uso de óculos para prevenir o desenvolvimento da ambliopia”, reforça Dra. Marcela.

Como é o tratamento da ambliopia causada por erros refrativos

O tratamento padrão para a ambliopia causada por erros refrativos é o uso do tampão, além de óculos com lentes para corrigir o foco.

O tampão é usado no olho saudável para que o olho afetado pelo problema possa ter a mesma chance de desenvolvimento. No caso da ambliopia refrativa, o tampão pode ser colocado diretamente no olho ou na lente dos óculos.

“O ideal é que o tratamento da ambliopia ocorra dentro da chamada “janela de oportunidade”, que vai dos 2 aos 7 anos. Quanto mais cedo for feito, melhor será o resultado. O tempo do tratamento é individual e vai depender de vários fatores. Pode durar semanas, meses, ou mais tempo, de acordo com a necessidade”, finaliza Dra. Marcela.

Dra. Marcela Barreira é neuroftalmologista, é oftalmopediatra e especialista em estrabismo. 

 O consultório fica em São Paulo, na região dos Jardins.

Para mais informações, ligue para (11) 3266-2768

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir WhatsApp
1
Olá, faça seu agendamento de consulta por aqui!