Ambliopia: O que é? Quais os tipos? Como é tratada?

Ambliopia: O que é? Quais os tipos? Como é tratada?

A ambliopia, mais conhecida pelo termo “olho preguiçoso”, é uma condição que prejudica a visão em um ou nos dois olhos.

Primeiramente, é muito importante dizer que a ambliopia se desenvolve na infância. Além disso, em cerca de metade dos casos é resultado do estrabismo não tratado.

Mas, para entender melhor a ambliopia, é preciso compreender alguns conceitos sobre a visão.

Visão binocular e ambliopia

A visão é o último sistema do corpo humano a se desenvolver e isso ocorre fora do útero, até por volta dos 7 anos de idade.

A visão binocular é a capacidade de fusão, pelo cérebro, das duas imagens captadas pelos olhos em uma única.

Depois que a imagem é captada pela retina, é enviada ao cérebro por meio do nervo óptico. Nesse processo, são enviadas duas imagens. Porém, o cérebro tem a capacidade de fundi-las em uma única.

Essa é a visão binocular, que permite enxergar um campo visual maior e dá a noção de profundidade. Ela é fundamental, por exemplo, para vermos as imagens em 3D.

Todavia, algumas condições visuais que surgem na infância podem causar um conflito na fusão das imagens pelo cérebro, levando ao desenvolvimento da ambliopia.

Quando a criança apresenta o estrabismo, por exemplo, o cérebro recebe dois estímulos visuais diferentes e escolhe a melhor imagem.

Caso essa supressão das imagens no cérebro aconteça por tempo prolongado, durante o período considerado crítico para o desenvolvimento visual, que é por volta dos 2 anos de idade, e que se completa por volta dos 7, há a possibilidade de ocorrer supressão irreversível.

Isso quer dizer que o cérebro irá, continuamente, favorecer o olho com a melhor visão. Como consequência, há redução da capacidade visual do olho afetado.

Em outras palavras, a visão de um olho será melhor do que a outra.

Quais as consequências de não desenvolver a visão binocular?

A perda da visão binocular pode ser um impedimento para exercer algumas profissões. A visão monocular é considerada, inclusive, uma deficiência visual.

Uma pessoa com visão monocular não pode exercer funções, como pilotar um avião, um trem ou ainda ser um médico cirurgião. Ler livros em 3D ou ver um filme em 3D também não será possível, por exemplo.

Quais os tipos de ambliopia?

  • Ambliopia causada por estrabismo: é tipo mais comum. No estrabismo, há um desalinhamento dos eixos visuais, que leva duas imagens diferentes para o cérebro, levando o órgão a escolher a melhor imagem.
  • Ambliopia refrativa: é causada pela miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. Ocorre quando há uma variação muito grande de grau de um olho para o outro. Pode também acontecer quando cada olho tem um tipo diferente de erro refrativo.
  • Ambliopia por privação de estímulo: acontece quando há opacidade ocular causada por cataratas, cicatrizes na córnea e ptose palpebral severa. Todas essas condições impedem a entrada de luz de forma adequada, interferindo no desenvolvimento da visão. É o tipo mais grave de ambliopia e requer tratamento muito precoce.

Como é o diagnóstico da ambliopia?

A princípio, é muito difícil que a criança reclame de um problema ocular nos primeiros anos de vida.

Por isso, a consulta com um oftalmopediatra, ainda no primeiro ano de vida, é fundamental para detectar qualquer condição que possa levar ao desenvolvimento da ambliopia.

Pais de crianças estrábicas e com graus altos de erros refrativos precisam fazer um acompanhamento regular com o oftalmopediatra.

De qualquer maneira, o diagnóstico é feito durante a consulta com o oftalmopediatra, por meio de testes e exames que irão mostrar a diferença de acuidade visual de um olho para o outro.

 Como é o tratamento da ambliopia?

O tratamento mais usado para a ambliopia é a oclusão ocular. Ou seja, o uso de um tampão no olho bom, para que o cérebro use a imagem captada pelo olho afetado.

O tratamento da ambliopia costuma ter resultados mais eficazes quando o tampão é usado antes dos 5 anos de idade.

Para as crianças que desenvolvem a ambliopia devido a um erro refrativo, o tratamento pode envolver o uso de óculos e tampão ao mesmo tempo.

Onde tratara?

A ambliopia pode ser tratada por um oftalmopediatra. A Dra. Marcela Barreira é oftalmopediatra e atende em seu consultório, que fica na região dos Jardins, na cidade de São Paulo.

6 Comentários

  • Bruna Postado 12 de setembro de 2024 18:45

    É possível a pessoa ter ambliopia sem ter quase nenhum grau? Faço exames e não consta nada. O problema é que quase nao enxergo

    • Dra. Marcela Postado 19 de setembro de 2024 17:02

      A ambliopia atinge apenas crianças. Na vida adulta, o que temos é a diplopia, que é a visão dupla. Quanto a não enxergar, é preciso fazer exames e uma avaliação com um oftalmologista para identificar a causa.

  • Camila Souza Domingues Postado 14 de fevereiro de 2024 21:00

    Fui ao um cirurgião a procura de cirurgia refrativa. Ele me informou ter ambliopia no olho esquerdo, me orientou a fazer a cirurgia refrativa somente no olho direito, se eu fizer isso enxergarei normal sem óculos?

    • Dra. Marcela Postado 15 de fevereiro de 2024 17:19

      Camila,
      O ideal é você tirar suas dúvidas com o médico que irá operar o seu olho
      boa sorte!

  • Nathalia Prado Postado 22 de setembro de 2023 16:00

    Eu como uma pessoa que tem o olho preguiçoso, não poderei ser médica cirurgiã?

    • Dra. Marcela Postado 11 de outubro de 2023 11:33

      oi Nathalia

      Depende de vários fatores, principalmente se você tem a visão binocular preservada. Somente uma avaliação com um oftalmologista pode apontar e esclarecer a sua dúvida.

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir WhatsApp
1
Olá, faça seu agendamento de consulta por aqui!