Adultos também podem ter estrabismo! Isso mesmo, embora a maioria dos casos do estrabismo se manifeste na infância, o desalinhamento do eixo visual também pode ocorrer mais tardiamente.
Portanto, os adultos também podem ter estrabismo. No primeiro caso, o estrabismo pode ter sido desenvolvido na infância e não tratado.
Em outros pacientes, o estrabismo pode surgir repentinamente como uma manifestação secundária de uma outra doença.
Causas do estrabismo em adultos
Para alinhar e focar em uma imagem, é preciso que os músculos oculares estejam equilibrados e trabalhem juntos. O cérebro é órgão responsável por controlar esses movimentos.
Nos adultos, alguns problemas de saúde podem causar o desvio ocular. Entre eles podemos citar:
-
Diabetes
-
Doenças da tireoide como doença de Graves
-
Miastenia gravis
-
Tumores cerebrais
-
Acidente vascular cerebral (AVC)
-
Acidentes ou ferimentos na cabeça
-
Danos nos músculos oculares durante algum tipo de cirurgia ocular
Diferença do estrabismo em crianças e em adultos
Na visão considerada normal, ambos os olhos apontam para o mesmo ponto, mas cada um capta uma imagem. O cérebro combina as duas imagens em uma única imagem tridimensional (3-D). É assim que podemos dizer o quão perto ou longe algo está de nós (chamado percepção de profundidade).
Quando um olho está desalinhado, duas imagens diferentes são enviadas ao cérebro. Em uma criança pequena, o cérebro aprende a ignorar a imagem do olho desalinhado. Em vez disso, ele considera apenas a imagem do olho alinhado ou com melhor visão. Essa característica se chama ambliopia, mais conhecida por olho preguiçoso.
Já em adultos com estrabismo, ocorre a visão dupla (diplopia). A explicação é que o cérebro de um adulto já aprendeu a receber a imagem dos dois olhos e não tem mais a capacidade de suprimir a pior imagem e ficar com a imagem do olho alinhado. Por isso, um adulto com estrabismo enxerga duas imagens.
Quais são os sintomas do estrabismo adulto?
O sintoma mais evidente é o desvio ocular. Mas há alguns outros sinais, dependendo da causa do estrabismo.
- Visão dupla
- Visão embaçada
- Dificuldade de leitura
- Perda de percepção de profundidade
- Inclinar ou virar a cabeça para ver uma imagem com mais clareza
Tratamento de estrabismo em adultos
Em geral, o tratamento do estrabismo em adultos é realizado por meio da cirurgia para corrigir o desvio. Em adultos, pode ser necessária mais de uma cirurgia para melhorar o desalinhamento do eixo visual.
Para alguns tipos de estrabismo em adultos é possível tratar o desvio por meio da aplicação da toxina botulínica nos músculos com as alterações.
A desvantagem é que o efeito é passageiro e serão necessárias aplicações para manter o alinhamento dos olhos.
A cirurgia de estrabismo em adultos promove o alinhamento dos olhos e melhora a função ocular. Portanto, o procedimento não é estético como muitas pessoas imaginam. A cirurgia é realizada com o objetivo de promover o aprimoramento da visão nesses pacientes.
Um estudo revelou que a cirurgia de estrabismo em adultos é efetiva para alinhamento dos olhos em 80% dos casos. Outra constatação importante da pesquisa é que a maioria dos adultos que passa pela correção do desvio dos olhos experimenta melhorias na função binocular, responsável pela visão de profundidade e de objetos em 3D.
Portanto, saiba que nunca é tarde para tratar o estrabismo que não foi corrigido na infância. Vale ressaltar que o desvio repentino na vida adulta precisa ser avaliado por um oftalmologista, já que pode ter ligação com problemas neurológicos mais graves.
Adicionar Comentário